Registo de interesses @ OpenDataDay PT
  • Boas!

Já passou algum tempo desde o Open Data Day no Gato Vadio, mas acho que era porreiro conversarmos em conjunto sobre o que é possível fazer com os dados que extraímos do site do parlamento referente ao registo de interesses.
    Faltam alguns registos, poucos apesar de tudo, para ter toda a informação disponível.

Portanto, fica esta discussão aberta sobre o que se poderia fazer com esses dados.

Sem indrominar a discussão, deixava algumas possibilidades sobre o que fazer.
    Fazer um site onde se arranje uma maneira bastante prática, fácil/simples de dar essa informação, ou dizendo de outra maneira, fazer um site que possa retirar essa informação daquele canto escuro onde ele está no site do parlamento.
    Essa informação no site do parlamento está dividida por pessoa. Ou seja, não há qualquer contabilidade por empresa/associação/actividade económica/profissão/e outras dimensões. Acho que isso teria de ser algo quase óbvio para esse site.
    Numa questão mais prática, acho que devemos seguir alguns bons exemplos de outros países no que toca ao tratamento dessa informação. Para concretizar, acho que depois de ter as ideias fechadas, podíamos contactar todos os deputados e deputadas com os dados que temos a pedir-lhes que confirmem/adicionem dados e aos deputados que não têm dados pedir-lhes para mandarem.

Ficam algumas ideias. Nada disto tem de ser obviamente. Acho é que temos de mandar alguma coisa, mesmo que seja simples, em poucos meses. Sendo poucos, mesmo poucos :P

Abraços!
  • Concordo com tudo. Seria mesmo bom fazer esse cruzamento de dados e a contabilidade por categoria. Ver também lado a lado de que comissões e etc fazem parte no Parlamento, seria interessante, para quem estivesse interessado em o fazer, detetar possíveis conflitos de interesses. 
    Ver se houve menções das empresas das quais fazem parte em intervenções no Parlamento também seria interessante.
    Estou disponível para ajudar no envio de e-mails.
    Abraços
  • Boa. E boas ideias, essa das comissões é porreira.
    Eu tratei de dar uma volta na informação que tínhamos e já criei um XML final com a informação toda.
    Podem encontrar o XML <aqui>

A estrutura explica-se a si próprio mas cá vai um ensaio de justificação.

A informação disponível no registo de interesses reporta-se a várias coisas incluindo: nome, actividade, estado civil, conjuge e regime de bens. Sobre interesses, contém informação sobre actividade profissional, cargos sociais, apoios ou benefícios, serviços prestados e participações em empresas. Tem um item para outras situações também.
    É possível que um deputado/a teham mais do que uma actividade, cargo social ou participação em empresa.
    Portanto, os items de actividade contêm informação sobre a descrição da actividade, as datas de início e fim e indicação se a actividade é remunerada ou não.
    Os items de cargos sociais contêm a descrição do cargo, a entidade, as datas de início e fim, a natureza da entidade e a sua sede
    Por fim, os items de participações têm indicação da entidade, a sua área de actividade, a sede, e qual a participação na empresa (geralmente em percentagem embora em alguns casos tem o número de acções que detém).

Não queria tornar este post enorme replicando aqui a estrutura, portanto, podem consultar no link que deixei mais acima para terem uma ideia.
    Quem puder dar uma olhadela e procurar por erros ou sugerir alterações na estrutura era porreiro.
    Já agora fica a indicação de quais os deputados que não entregaram ou não não está disponibilizado o registo de interesses. São só dois: Carlos Silva e Sousa, Cecília Meireles.

Como nota, desde que fizemos a extracção de informação, já houve duas alterações de deputados/as, e portanto temos 232 registos.

Há alguma alma com vontade e tempo que queira ajudar a começar a montar um site com esta informação?
    Eu e interfaces web não somos os melhores amigos. Sei fazê-las, mas admito a minha nabice em termos de interesse final da coisa.

Olá, Visitante!

Pareces ser recém-chegado. Se te quiseres juntar à discussão, segue um destes botões!

In this Discussion